RISCO

Risco Lula ser solto faz a o dóllar subir e Ibovespa cair. As reações no mercado são negativas, tanto pela sensação de insegurança jurídica (o crime compensa?) quanto pelo chamado ‘risco Lula’”

Bolsonaro pode aproveitar o momento para reagrupar a direita

08/11/2019 15h23
Por: Eduardo Magalhães
Fonte: Money Times

A soltura do ex-presidente Lula, que pode acontecer em horas ou dias, tende a aumentar a polarização do debate político no país e a criar novas incertezas sobre as projeções de médio e longo prazo, avaliam analistas.

Na noite de ontem, o STF decidiu, por 6 votos a 5, derrubar a possibilidade de prisão depois de condenação em segunda instância. Hoje o dólar opera em alta, negociado em torno de R$ 4,15, e o Ibovespa em queda, perto dos 109 mil pontos.

“As reações no mercado tendem a ser negativas, tanto pela sensação de insegurança jurídica (o crime compensa?) quanto pelo chamado ‘risco Lula’”, avalia a corretora H.Commcor em um relatório enviado a clientes.

“Jogaram um balde de incertezas no otimismo do mercado, que deve reagir negativamente no curtíssimo prazo. O futuro, no entanto, é incerto e o mercado se orienta por dados concretos, resta acompanhar as cenas dos próximos capítulos sem tirar os olhos dos indicadores econômicos”, opina a consultoria Capital Research.

Esse ambiente mais polarizado e energizado tende a favorecer Jair Bolsonaro, avalia a MCM, pois dará mais munição a seu discurso contra a esquerdista e poderá ajudá-lo a reagrupar a direita em torno dele.

O risco está em uma “convulsão” do enfrentamento, o que causaria danos à governabilidade política. “Somente nesse caso mais extremo, a soltura de Lula será um obstáculo à tramitação do pacote fiscal pós previdência”, ressalta a análise.

Neste caso, Bolsonaro poderia, como fez na campanha do ano passado, explorar a ideia de que é o único capaz de enfrentar Lula e o PT. Este cenário também tenderia a novamente enfraquecer o centro político brasileiro.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
São Luís - MA
Atualizado às 11h36
30°
Muitas nuvens Máxima: 32° - Mínima: 24°
34°

Sensação

24 km/h

Vento

66%

Umidade

Fonte: Climatempo
Últimas notícias
Mais lidas