REAPROVEITAMENTO

Petróleo retirado de praias é reaproveitado no sertão do Ceará

Uma iniciativa no sertão do Ceará está reaproveitando o petróleo cru que tem atingido mais de 200 praias no litoral do Nordeste.

29/10/2019 09h41
Por: Eduardo Magalhães

Desde o fim de agosto e início de setembro, diversas manchas de óleo têm aparecido em praias nordestinas. 

Uma iniciativa no sertão do Ceará está reaproveitando o petróleo cru que tem atingido mais de 200 praias no litoral do Nordeste.

Localizada no município de Quixeré, a 200 km da capital Fortaleza, uma fábrica utiliza o óleo misturado com outros resíduos industriais para alimentar o forno da unidade de produção.

O gerente de produção da fábrica, Marco Aurélio da Silva, declarou:

“Quando a gente percebeu que esse óleo estava chegando às praias do Nordeste e isso é, de uma certa forma, um combustível alternativo, nós contactamos os órgãos ambientais, não somente do Ceará, mas também do Rio Grande do Norte e de Pernambuco e nos oferecemos para fazer o coprocessamento desse material que, basicamente, é a substituição da nossa matriz energética por esse óleo que estava sendo coletado nas praias aqui na região Nordeste.”

Segundo o portal G1, o diretor industrial da fábrica, João Butkus, disse que a solução diminui os danos ao ambiente:

“É a solução ambientalmente correta. Evita que esse óleo vá para lixões, para aterros, para incineradores, que causaria outros problemas pra natureza.”

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
São Luís - MA
Atualizado às 08h36
28°
Nuvens esparsas Máxima: 33° - Mínima: 23°
31°

Sensação

26 km/h

Vento

74%

Umidade

Fonte: Climatempo
Últimas notícias
Mais lidas