JUSTIÇA

URGENTE: BNDES sugere indiciamento de Lula, Dilma, Mantega e Palocci

Divulgado nesta terça-feira (08), o documento de 395 páginas, denuncia os dois ex-presidentes do Brasil pelos crimes de corrupção e formação de quadrilha.

08/10/2019 22h16
Por: Eduardo Magalhães
Fonte: MSN

São Paulo — O relatório da Comissão de Assuntos Parlamentares (CPI) que investiga a prática de atos ilícitos e irregulares no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) pede o indiciamento de Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma Rousseff, ex-ministros e empresários.

Divulgado nesta terça-feira (08), o documento de 395 páginas, denuncia os dois ex-presidentes do Brasil pelos crimes de corrupção e formação de quadrilha. O relatório é de autoria do deputado Altineu Côrtes (PR-RJ).

Criada em março deste ano, a CPI investiga contratos firmados pelo BNDES entre 2003 e 2015, de empresas brasileiras como Odebrecht e JBS envolvidas em atos de corrupção. São projetos em países como Gana, Guiné Equatorial, Venezuela, República Dominicana e Cuba.

“Valendo-se de brechas e da frouxidão de regras e procedimentos de decisão e de operação, e apoiando-se nos falsos argumentos do ‘interesse nacional’ e da ‘inexistência de prejuízo’, esses agentes, por meio de ações subreptícias e dissimuladas, na verdade operaram nas sombras para protagonizar um autêntico e cristalino desvio de finalidade”, diz trecho do documento.

Além de Lula e Dilma, o relatório também recomenda o indiciamento de Guido Mantega, Antônio Palocci, Emílio e Marcelo Odebrecht, dos irmãos Joesley e Wesley Batista, além de ex-servidores do BNDES.

“Segundo a hipótese investigativa, as empresas de engenharia envolvidas na operação Lava-Jato, que mantinham relações com os governos desses países, em especial os de Angola e da Venezuela, patrocinaram a aproximação do governo brasileiro para que pudessem viabilizar as suas exportações para esses países”, afirma.

Leia na íntegra o relatório da CPI do BNDES

A reportagem tenta contato com as defesas dos acusados e, assim que houver retorno, o texto será atualizado.

O documento, que será enviado ao Ministério Público Federal, aponta diversos pedidos de indiciamento, separados por temas. Veja:

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
São Luís - MA
Atualizado às 15h12
31°
Nuvens esparsas Máxima: 32° - Mínima: 24°
35°

Sensação

28 km/h

Vento

66%

Umidade

Fonte: Climatempo
Últimas notícias
Mais lidas