As micro e pequenas empresas (MPEs), atualmente, são responsáveis por 8 em cada 10 empregos criados no país, segundo dados do Sebrae. O momento está tão favorável para o desenvolvimento dos pequenos negócios que, somente este ano, o país já atingiu o número de 2,8 milhões de novos CNPJs nas categorias microempreendedores individuais (MEI), microempresas e empresas de pequeno porte. No Maranhão, segundo a Junta Comercial do Maranhão (Jucema), mais de 13 mil pequenos negócios foram abertos no primeiro trimestre de 2024.
Para promover conexões com grandes players, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Indústria e Comércio (Seinc), vem promovendo encontros e rodadas de negócios junto à importantes parceiros, como o Sebrae e a Fiema.
Em Imperatriz, nos dias 19 e 20 de setembro, foram duas: em parceria com a Fiema, a Associação Comercial, Industrial e Serviços de Imperatriz (ACII) e o Sebrae, com o Encontro de Negócios, que reuniu 59 empresas para apresentar produtos e serviços para Equatorial Energia, Inpasa, Vale, VLI Logística e Consórcio Estreito Energia (CESTE), buscando tornarem-se fornecedoras desses grandes players que atuam na região.
Na Rodada de Negócios promovida pelo Sebrae, participaram cerca de 15 empresas que integram o cadastro do Armazém do Empreendedor, ação que faz parte da carteira de projetos da Seinc e que tem como principal objetivo ser uma vitrine para impulsionar os pequenos negócios maranhenses.
Joelma Costa, da cidade de Estreito, foi uma das empresárias que apostou na rodada de negócios para conquistar novos mercados. Ela participou pela primeira vez dos eventos em Imperatriz e celebrou a boa experiência. “Consegui fazer conexão e gerar negócios futuros, além das portas que se abriram. E tudo isso foi possível porque tivemos o apoio da Seinc”, contou a empreendedora.
Durante a Fecoimp, a Seinc também promoveu reuniões com distribuidores locais o que resultou na prospecção de R$200.000,00 em negócios para empresas dos ramos de bebidas e alimentos, que passarão a abastecer estabelecimentos de Imperatriz e região com seus produtos. As tratativas ocorriam desde 2022 e foram concretizadas durante o evento.
O secretário Júnior Marreca comemorou os resultados atingidos ao longo dos 4 dias de agenda em Imperatriz e região. “Temos realizado um trabalho intenso junto aos pequenos negócios, pois o governador Carlos Brandão compreende a importância deles para o desenvolvimento da economia maranhense. Emprego e renda é uma das pautas prioritárias da gestão e ao promovermos momentos como esse, junto aos nossos parceiros e às empresas que vem se instalando ou expandindo suas operações no estado, estamos criando importantes oportunidades comerciais, fortalecendo as cadeias produtivas locais, pois esses grandes players não precisam comprar de fora do estado, eles passam a ter um banco de fornecedores local; além de que tudo isso estimula a competitividade empresarial”, comentou.
Mín. 26° Máx. 29°