°

Geral Maranhão

Governo inicia ciclo de oficinas com especialistas para avaliação de espécies ameaçadas de extinção

SEMA realizou na última semana a primeira Oficina de Avaliação das Espécies Ameaçadas de Extinção no Estado. Encontros são online por meio de video...

30/09/2024 às 17h45
Por: Redação Fonte: Secom Maranhão
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Maranhão
Foto: Reprodução/Secom Maranhão

Como parte do processo de proteção e conservação da fauna maranhense, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) realizou na última semana a primeira Oficina de Avaliação das Espécies Ameaçadas de Extinção no Estado. Os encontros acontecem online por meio de videoconferência.

O primeiro workshop de avaliação, voltado para o grupo das aves, foi realizado nos dias 25 e 26 de setembro, abordando a situação atual de conservação das espécies e classificando-as nas categorias de ameaça conforme a IN nº 09/2020 Gabin/ICMBio e os critérios da IUCN.

“Ao longo de dois dias de reuniões foi possível avaliar a situação de 771 espécies de aves, que foram classificadas de acordo com o grau de ameaça. Além disso, também foram discutidas as principais causas de ameaça. As listas vermelhas servem como um alerta importante ao indicarem quais espécies e quais áreas apresentam maior risco de desaparecerem, portanto podem ser usadas como um indicador de como as populações das espécies se encontram na natureza e o que deve ser feito para salvá-las”, pontuou o professor Flávio Ubaid, da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), um dos coordenadores científicos do processo de avaliação.

O workshop contou com a participação de coordenadores científicos, especialistas convidados, equipe técnica da Superintendência de Biodiversidade e Áreas Protegidas da SEMA e representantes do CONSEMA, UFMA São Luís, UEMA Caxias, Fauna MA, UFPA, CEMAVE/ICMBio, Instituto Tecnológico Vale/ ITV e Save Brasil, sendo mediado pela consultoria contratada, Sistema Ambiental.

A Superintendente de Biodiversidade e Áreas Protegidas da SEMA, Laís Morais Rêgo ressalta que as oficinas representam mais uma etapa do Processo de Avaliação das espécies ameaçadas. “É um momento de construção conjunta, com engajamento de vários pesquisadores do Maranhão e de outros estados também; nosso principal produto será a lista de espécies ameaçadas de extinção do Maranhão, um instrumento de gestão muito importante na implementação de políticas públicas para a conservação da biodiversidade”, destacou Laís.

Durante as oficinas serão considerados grupos da Fauna de vertebrados. O primeiro encontro discutiu grupos de aves. O segundo, a ser realizado nos dias 2 e 3 de outubro, avaliará os peixes. E na sequência anfíbios, répteis e mamíferos. Os eventos prosseguem até outubro.

As ações do Processo de Avaliação estão no âmbito do PAT Meio Norte, inseridas no Projeto Pró-Espécies - Todos Contra a Extinção. O projeto é coordenado pelo MMA, financiado pelo Fundo Mundial para o Meio Ambiente (GEF), implementado pelo FUNBIO, tendo como agência executora o WWF-Brasil, com execução da SEMA.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Atualizado às 21h00 - Fonte: ClimaTempo
°

Mín. ° Máx. °

Seg °C °C
Ter °C °C
Qua °C °C
Qui °C °C
Sex °C °C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes