Valorizar o bem-estar emocional dos profissionais de segurança pública para fortalecer a segurança da população maranhense. Com esse objetivo, o secretário de Estado da Segurança Pública, Maurício Ribeiro Martins, e o secretário Nacional de Segurança Pública, Mário Luiz Sarrubbo, assinaram, nesta quarta-feira, 11 de setembro — mês dedicado à prevenção do suicídio —, o termo que estabelece o Projeto Escuta Susp no Maranhão. O estado é o sétimo do país a aderir à iniciativa do Governo Federal, dedicada ao cuidado da saúde mental dos agentes de segurança.
A assinatura foi efetivada durante uma solenidade na sede da Secretaria da Segurança Pública do Maranhão, em São Luís. O evento contou com a participação da diretora do Sistema Único de Segurança Pública, Isabel Figueiredo, da coordenadora-geral de Valorização Profissional da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), Juliana Ribeiro, do diretor da Força Nacional de Segurança, coronel Fernando Alencar, das psicólogas Katie Almondes e Rúbia Tschiedel, da equipe técnica do Escuta Susp, além dos comandos das forças de segurança estaduais.
"Estamos intensificando nossos esforços para promover a saúde mental e o bem-estar dos nossos profissionais de segurança, garantindo que todos tenham o apoio necessário para enfrentar os desafios diários de suas funções. A adesão ao Projeto Escuta Susp é mais um passo importante nessa direção, reforçando nosso compromisso de valorizar quem está na linha de frente, cuidando da segurança da população maranhense", destacou o secretário Maurício Martins.
O Escuta Susp é uma plataforma online e integra a política de educação e valorização dos profissionais de segurança de todo o país. O projeto tem como principal objetivo a prestação de assistência especializada em saúde mental, com um protocolo individualizado para os profissionais de segurança pública das polícias civis, militares, corpos de bombeiros, institutos oficiais de perícias criminais e polícias penais, a partir das diretrizes estabelecidas no âmbito do Programa Nacional de Qualidade de Vida para o Profissional de Segurança Pública – Pró-Vida.
“Quero parabenizar a Secretaria de Segurança Pública do Maranhão pela adesão ao projeto Escuta Susp, que busca investir no profissional de segurança pública. É um projeto que busca cuidar da saúde mental dos policiais civis, militares, bombeiros, peritos, enfim, de todos os profissionais da segurança pública do Brasil e, em especial, agora, do estado do Maranhão”, destacou o secretário Nacional de Segurança Pública, Mário Sarrubbo.
“É importante destacar que a Secretaria de Segurança do Maranhão já tinha projetos de saúde mental, mas mesmo assim aderiu ao Escuta Susp porque é um projeto diferenciado. É um projeto que, através de uma plataforma online, garante sigilo e comodidade, e que, no fundo, incentiva o policial a se tratar, porque ele pode fazer isso da sua casa, à noite, aos finais de semana, com muita tranquilidade, com profissionais de universidades federais. Isso é investimento no ser humano, isso é investimento em segurança pública e na melhoria da qualidade de vida da população”, acrescentou.
A diretora do Sistema Único de Segurança Pública, Isabel Figueiredo, sublinhou a importância do projeto para a prevenção de transtornos mentais e do suicídio. “O Brasil tem visto casos frequentes de suicídio nessa categoria profissional e isso motivou o Governo Federal a, além do financiamento de ações nos estados, que já fazemos há vários anos, desenvolver uma iniciativa própria, que é o Escuta Susp. Com o projeto, vamos auxiliar profissionais deprimidos, com mau desempenho, que faltam ao serviço, buscando proporcionar a eles o bem-estar emocional de que precisam”.
Saiba mais sobre o Escuta Susp
Atualmente, o Escuta Susp está em execução nos estados de Minas Gerais, Distrito Federal, Rio Grande do Norte, Sergipe, Pernambuco e Alagoas, sendo o Maranhão o sétimo estado a aderir ao projeto.
O Escuta Susp é um projeto online, gratuito, seguro e sigiloso do Ministério da Justiça e Segurança Pública, voltado diretamente aos agentes de segurança pública, com portas abertas para o atendimento psicológico online.
O projeto é executado pela Universidade Federal de Minas Gerais, em parceria com a Universidade Federal de Sergipe, Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Universidade de Brasília.
No MJSP, o Escuta Susp é coordenado pela Senasp, no setor especializado na valorização dos profissionais de segurança pública, integrado por policiais de diversas instituições do país.
Como solicitar atendimento
O profissional que desejar atendimento deverá acessar o endereço gov.br/escutasusp e, em seguida, clicar na opção “quero me inscrever no atendimento psicológico”. Feito isso, ele deverá efetuar login com usuário e senha. Caso ainda não tenha cadastro, deverá clicar em “cadastre-se” e preencher o formulário com as informações solicitadas.
Fique por dentro
As corporações maranhenses, além da própria Secretaria de Estado da Segurança Pública, possuem núcleos especializados em atendimento de saúde mental aos profissionais de segurança, englobando atendimento com médicos, psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, entre outros.
No início deste mês de setembro, a Polícia Militar do Maranhão, corporação com maior efetivo no estado (cerca de 11 mil), por meio de sua Diretoria de Saúde e Promoção Social (DSPS), também lançou o Projeto Canga, com o objetivo de abordar estratégias de promoção da saúde mental do policial militar e capacitá-los para identificar sinais de alerta e, assim, acionar os devidos encaminhamentos e medidas de apoio, agindo de forma preventiva.
Mín. 26° Máx. 29°