Pelo terceiro ano consecutivo, o Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma) se destacou na Exposição Agropecuária do Maranhão (Expoema), uma das feiras mais tradicionais do estado. Nessa quinta-feira (5), o presidente do órgão, Anderson Ferreira, assinou um Termo de Adesão com a prefeitura de Paço do Lumiar, em uma parceria que tem como objetivo implementar os programas Mais Pecuária Brasil, Mais Pecuária no Sertão e o Empreendedorismo Agrofamiliar Rural (ERA), da Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais do Brasil (Conafer). As iniciativas visam fortalecer a pecuária, melhorar a genética dos rebanhos e oferecer assistência técnica continuada aos agricultores familiares locais.
“Estes programas são um passo importante para garantir que as famílias no Maranhão tenham acesso a recursos e conhecimentos que farão a diferença em suas vidas e no crescimento econômico das localidades contempladas. Seguimos reforçando o compromisso do governador Carlos Brandão com a regularização fundiária e com as famílias maranhenses”, afirmou o presidente do Iterma.
"A Expoema é uma oportunidade valiosa para interagir com a comunidade e divulgar os programas que têm um impacto direto na vida dos maranhenses. É mais uma importante ação, que colabora para o fortalecimento das relações com a população e com parceiros estratégicos”, completou Anderson Ferreira.
Além disso, foi assinado um Acordo de Cooperação Técnica com a Empresa Junior de Agronomia - Agrarium. O documento prevê treinamentos e capacitações técnicas na área de regularização fundiária, visando aprimorar as habilidades dos membros da empresa de acadêmicos e melhorar a prestação de serviços.
Gabriel Feitosa, presidente da Agrarium, destacou a importância da ação: “Esta parceria é essencial para o avanço das técnicas de regularização fundiária, garantindo que possamos oferecer um suporte mais eficiente e qualificado para a comunidade. Agradecemos ao Iterma pela oportunidade e, a partir de agora, daremos um salto nas ações da Agrarium”, afirmou.
Durante a solenidade, também foram entregues títulos de propriedade para José de Ribamar Cruz, Alessandro Diniz Trindade, Iolanda Abreu, Jocimar Soeiro e Auricélia Costa, moradores da Vila São José, em Paço do Lumiar.
“Receber este título é um sonho realizado. Agora, tenho a certeza de que minha casa é realmente minha, e isso traz um sentimento de segurança e estabilidade para mim e minha família. Agora é só comemorar”, disse Iolanda Abreu, uma das beneficiárias, que expressou sua satisfação.
Na Expoema, o Iterma também evidenciou as principais atividades do órgão, que é responsável pela política fundiária no Maranhão, e as parcerias mais recentes, como o Programa Paz no Campo, o Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) e o Programa Esta Casa Agora é Minha. A equipe do Instituto ofereceu atendimento direto ao público, incluindo serviços de cadastro de pessoas físicas e jurídicas por meio do Sistema Eletrônico de Cadastro e Regularização Fundiária (Sicarf).
Marcelo Viana, coordenador de ações fundiárias e um dos palestrantes, destacou o sucesso da participação do Iterma: “Foi uma semana bastante enriquecedora aqui no nosso espaço, onde oferecemos um curso abrangente sobre todas as nossas ações e programas. Os participantes tiveram a oportunidade de entender melhor a contribuição do instituto para o desenvolvimento do estado. Recebemos um público acadêmico, assim como gestores de outros municípios, que buscaram tanto um importante certificado quanto uma bagagem técnica indispensável para o segmento”, destacou.
Entre os dias 3 e 6 de setembro, foram promovidas capacitações, palestras, mesas-redondas e uma exposição sobre os 52 anos de atuação do órgão no Maranhão.
Mín. 26° Máx. 29°