Maria de Jesus Alves dos Santos, de 72 anos, natural de São Luís, residente no bairro Nova Terra, foi uma das pacientes atendidas pelo Programa “Cirurgias - Aqui a Fila Anda”, no Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM). A ação da Secretaria de Estado da Saúde (SES) executada, nesta sexta-feira (9), busca acelerar o atendimento dos pacientes em procedimentos de angioplastia.
Ao todo serão feitos 120 procedimentos na especialidade até o final deste ano. Segundo o diretor geral do Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), Edilson Diniz, a recuperação acontece em média depois de dois dias. "Após 48 horas da realização do procedimento, os pacientes retornam para o seu domicílio e ficam um tempo em repouso devido a infusão do cateter. Esse período pode ser de 7 a 10 dias e, depois disso, voltam às suas atividades normais sem o risco de comprometimento do músculo cardíaco por um novo infarto".
"Todos estão tratando a gente bem. Estou gostando do hospital. Estou ótima, pois entreguei nas mãos de Deus", disse Maria de Jesus Alves dos Santos. Há pouco mais de um ano e meio descobriu que é hipertensa após passar mal durante um culto religioso. A paciente contou que já sentia dores no peito e nas costas, porém foi quando estava na igreja que a primeira forte crise deu os sinais fazendo com que ela fosse levada às pressas para o pronto-socorro. "Desde esse episódio eu tomo remédio para o coração e faço consultas para pressão e diabetes", acrescentou.
Além de Maria de Jesus, outros dois pacientes também foram submetidos ao procedimento de angioplastia nesta sexta-feira. Os pacientes beneficiados pelo mutirão pertencem à fila de espera da rede estadual e são oriundos de diversos municípios maranhenses. O procedimento é indicado após realização do cateterismo, após avaliação médica, se necessário ou não.
A cirurgia consiste em fazer uma inserção de um cateter na artéria situada no braço ou perna direita contendo uma espécie de micro balão responsável pela implantação de um stent na artéria coronária. Assim que colocado no local onde foi identificada a obstrução, esse stent é inflado permitindo a passagem de sangue e evitando novo acúmulo de gordura no local outra vez.
A doença coronária é caracterizada pela obstrução das artérias coronárias provocada por placas de gordura. É uma das doenças mais comuns hoje no mundo moderno e desenvolvida pelo modo de vida do indivíduo, tendo como causas o aumento de hipertensão, diabetes, colesterol alto, cigarro e obesidade.
O Hospital Dr. Carlos Macieira é referência para procedimentos de alta complexidade no Maranhão. A unidade integra a rede SES é gerenciada pelo Instituto Acqua.
Mín. 26° Máx. 29°