Nesta semana, em sintonia com o calendário da campanha "Agosto Lilás – Feminicídio Zero: Nenhuma Violência Contra a Mulher Deve Ser Tolerada", o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Mulher (Semu), realizou duas importantes ações voltadas para a conscientização e o combate à violência contra as mulheres. As atividades, que ocorreram nos dias 7 e 8 de agosto, tiveram como principal objetivo mobilizar a sociedade maranhense na luta contra todas as formas de agressão dirigidas ao público feminino, reafirmando o compromisso do governo em promover uma sociedade mais justa e segura para todas.
Na quarta-feira (7) a equipe da Semu, acompanhada por representantes da Rede de Atendimento à Mulher Vítima de Violência, da Patrulha Maria da Penha, de diversas Secretarias de Estado e de movimentos de mulheres, marcou presença na Praça Dom Pedro II, no Centro Histórico de São Luís. Ali, realizaram uma Blitz Educativa, que teve como foco o diálogo direto com turistas, moradores e comerciantes locais. Durante essa ação, foi promovida a conscientização sobre a necessidade urgente de erradicar todas as formas de violência contra a mulher. Os participantes foram incentivados a refletir sobre a gravidade do feminicídio e outras violências, destacando a importância de ações preventivas e da denúncia como instrumentos essenciais na proteção da vida das mulheres.
A campanha seguiu com força na quinta-feira (8), quando a equipe da Semu organizou um Pit Stop Educativo na Avenida Litorânea, um dos pontos de maior circulação de pessoas na capital. Durante essa ação, a equipe interagiu com frequentadores, proprietários de estabelecimentos e condutores de veículos, levando a mensagem clara e direta de que a violência contra as mulheres não deve ser tolerada. A atividade incluiu a exibição de faixas, diálogos educativos e até mesmo a interrupção temporária do trânsito, sempre com o intuito de reforçar a importância das denúncias e da proteção às mulheres em situações de risco.
As ações realizadas ao longo da semana, além de alertarem para a urgência da causa, serviram como um lembrete da importância da Lei Maria da Penha, que completou 18 anos e é considerada uma das legislações mais eficazes do mundo no combate à violência contra a mulher.
Brígida Santos, secretária adjunta da Semu, destacou a relevância da Blitz Educativa ao afirmar: “Estamos hoje aqui dando o pontapé inicial da nossa Blitz Educativa, que é exatamente para a gente conscientizar e informar toda a população da Grande Ilha, do nosso estado, do Maranhão, para todos os canais que hoje nós temos de atendimento que podem salvar uma vida. E hoje, em especial, estamos nos 18 anos da Lei Maria da Penha, a lei mais eficaz do mundo. Então, por esse motivo, a gente dá abertura hoje aqui na Praça Dom Pedro II, com toda essa nossa rede de apoio de proteção às mulheres aqui conosco, também atuando nessa lei. Todo o governo do Maranhão que abraçou essa campanha forte, e importante pela luta do feminicídio zero no estado do Maranhão, que sensibilizou todas as secretarias de suma importância à participação dos nossos servidores de conscientização e informação para todo o nosso estado”, afirmou.
Complementando a fala da secretária, a capitã Camila Bispo, comandante da Patrulha Maria da Penha na Grande Ilha, reforçou a importância da ação. “O Agosto Lilás é um mês muito importante para a conscientização da violência contra a mulher, onde todos juntos unimos esforços para conscientizar a população para que essa violência dê o fim”, frisou.
Marileide Costa, secretária adjunta da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar, também ressaltou a importância do momento. “Esse momento aqui é muito importante, no momento que nós já estartamos a campanha do Agosto Lilás, que traz fortemente o apelo e a luta contra, no combate a todo e qualquer tipo de violência contra a mulher, especialmente a violência doméstica. Já avançamos bastante, mas muito ainda temos por fazer. Então, nesse momento importante de toda a sociedade maranhense, não só ludovicense, maranhense, brasileira, que a gente una forças, que a gente una ações afirmativas e que a gente não se permita mais, que a gente não tolere mais nenhum tipo de violência contra nós mulheres. Vamos à luta!”, pontuou.
As atividades da campanha "Agosto Lilás" reforçam, assim, o compromisso do Governo do Maranhão em garantir que nenhuma violência contra a mulher seja tolerada, e destacaram a importância da união e da conscientização para a construção de um futuro onde todas as mulheres possam viver sem medo.
Mín. 26° Máx. 29°