São Luís sediou na última semana a RoboWorld Cup FIRA 2024, um dos maiores eventos do setor de robótica. Ação do Governo do Estado, foi organizada pelo Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), a competição atraiu competidores e entusiastas da robótica do Brasil e de outros países.
Entre os visitantes, estavam os socioeducandos da Fundação da Criança e do Adolescente, que acompanharam o evento para ver de perto as inovações tecnológicas que são resultados de pesquisas e projetos desenvolvidos por estudantes e cientistas. Os jovens e adolescentes estiveram no Multicenter Sebrae, local de realização do evento, durante três dias de evento.
De acordo com a presidente da Funac, Sorimar Sabóia, o objetivo de iniciativas como essa segue os princípios da finalidade da instituição, que é o de garantir atendimento integral aos adolescentes visando a reconstrução de seus projetos de vida. “Isso está de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, com base no qual realizamos todas as nossas ações e projetos, assegurando a educação inclusiva”, explica.
Tais Campos, coordenadora técnica do Centro Socioeducativo de Internação do São Cristóvão, reforça o que disse Sorimar Sabóia. “Na Feira de Robótica pudemos apresentar um mundo em que se destacam a ciência e a tecnologia. Logo, este é um tipo de ação que incentiva ao estudo e aprendizado na perspectiva de um novo projeto de vida”.
Evento
A RoboWorld Cup FIRA 2024 aconteceu de 5 a 9 de agosto, com a participação de 22 países, 1.500 competidores e 300 equipes. A Federação da Associação Internacional de Esportes Robóticos (FIRA), que organiza a competição, é a mais antiga do mundo em futebol de robôs, tendo sido criada em 1996 pelo professor Jong-Hwan Kim, em Deajeon, Coreia do Sul, com o intuito de incentivar as gerações mais jovens na indústria sobre a importância da robótica.
Mín. 26° Máx. 29°