30°

Parcialmente nublado

São Luís, MA

Geral Maranhão

Corpo de Bombeiros do Maranhão destaca gestão pública em evento do Sebrae

Cerimônia de abertura contou com presenças do presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima e do presidente em exercício, Geraldo Alckmin. Evento acont...

10/07/2024 às 20h30
Por: Redação Fonte: Secom Maranhão
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Maranhão
Foto: Reprodução/Secom Maranhão

O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) participa do evento Transformar Juntos 2024, encontro que reúne mais de dois mil participantes da gestão pública para debater ações pelo desenvolvimento deste setor no país. A cerimônia de abertura, realizada na noite de terça (9), contou com presenças do presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima e do presidente em exercício, Geraldo Alckmin. O evento é promovido pelo Sebrae e acontece até dia 11, em Brasília.

O comandante-geral, coronel Célio Roberto, foi um dos palestrantes, na Sala Temática dos Bombeiros, espaço dedicado à corporação. Ele tratou da adesão à Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), que estabelece diretrizes para otimizar e agilizar procedimentos neste setor. A inovação funciona em sintonia com o lançamento do Maranhão Mais Digital, realizado pelo governador Carlos Brandão, programa que abrange a simplificação das licenças e já é exemplo ao país em eficiência no serviço público.

“É uma satisfação participar desta iniciativa do Sebrae, junto aos demais representantes do Governo do Maranhão, e em conjunto com os diversos atores responsáveis pela transformação das realidades locais. A adesão à Redesim está agilizando a abertura de empresas no estado, beneficiando empreendedores iniciantes e estabelecidos”, ressaltou o coronel Célio Roberto.

Durante os dias do evento serão debatidas e compartilhadas experiências sobre políticas públicas para territórios e municípios. Entre os temas abordados estão, compras públicas para apoiar micro e pequenas empresas, simplificação do ambiente de negócios e estímulo a setores como turismo, sustentabilidade, economia criativa, inovação e energia. Serão promovidas ainda, ações de educação empreendedora.

O presidente da Junta Comercial do Maranhão (Jucema), Sérgio Sombra, ressaltou que “tais medidas são importantes ações para simplificar o ambiente de negócios, contribuindo para estimular as economias, gerar emprego e promover o desenvolvimento sustentável, além de ser uma oportunidade para destacarmos as iniciativas de empreendedorismo do Governo do Maranhão”.

Acompanhando o evento, o diretor de Atividades Técnicas (DAT-CBMMA), tenente-coronel Thiago Paiva, explica que o tempo necessário para abrir uma empresa pode ter impacto significativo em diversos setores. “A simplificação vai possibilitar mais geração de empregos, estímulo à economia e sobretudo, mais segurança à população”, reiterou. A DAT é o órgão responsável pelo licenciamento das empresas, junto ao Corpo de Bombeiros.

Excelência da gestão pública

O cronograma maranhense do evento contempla apresentação da Instância de Governança Regional da Floresta dos Guarás (IGR), ação fruto do Programa Liderança para o Desenvolvimento Regional (LIDER), executado pelo Sebrae Maranhão, na região leste do estado. Foram apresentados os passos adotados no Maranhão para implantar a metodologia Destino Turístico Inteligente (DTI), que prioriza a governança entre os atores envolvidos. 

O potencial regional em transformar produtos locais em atrativos turísticos; entrega do Guia do Candidato Parceiro, que destaca políticas de apoio aos pequenos negócios do estado; caso de sucesso da Sala do Empreendedor de Estreito e iniciativas de outros 11 cidades maranhenses; além de debates sobre integração da Vigilância Sanitária à Redesim e reconhecimento nacional da Sala do Empreendedor de Estreito, são parte da agenda maranhense no evento.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Luís, MA Atualizado às 13h05 - Fonte: ClimaTempo
30°
Parcialmente nublado

Mín. 23° Máx. 30°

Sáb 30°C 23°C
Dom 30°C 25°C
Seg 30°C 24°C
Ter 30°C 25°C
Qua 29°C 25°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes