31°

Parcialmente nublado

São Luís, MA

Geral Maranhão

Governo reforça assistência ofertada na Casa de Apoio Ninar e celebra sete anos da unidade

Este ano, os pacientes com diagnóstico de Epilepsias de Difícil Controle passaram a contar com um ambulatório que oferta sessões terapêuticas e for...

09/07/2024 às 23h57
Por: Redação Fonte: Secom Maranhão
Compartilhe:
- Pacientes passaram a contar com um ambulatório que oferta sessões terapêuticas e fortalecimento do cuidado mais amplo (Foto: Thiago Nascimento)
- Pacientes passaram a contar com um ambulatório que oferta sessões terapêuticas e fortalecimento do cuidado mais amplo (Foto: Thiago Nascimento)

As famílias atendidas na Casa de Apoio Ninar, em São Luís (MA), celebraram os avanços na prestação dos serviços ao longo dos sete anos de funcionamento da unidade da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Em dados oficiais, foram 950.294 atendimentos. 

Este ano, os pacientes com diagnóstico de Epilepsias de Difícil Controle passaram a contar com um ambulatório que oferta sessões terapêuticas e fortalecimento do cuidado mais amplo, centrado na família e com apoio multiprofissional para os pacientes que não respondem a pelo menos duas medicações adequadas ao tipo de epilepsia diagnosticada.

Maria Vitória dos Santos, de 7 anos, é uma das crianças atendidas na unidade. Acompanhada da mãe, Marilete Pereira dos Santos, de 39 anos, natural de Urbanos Santos, ela expressou a alegria em contar com um espaço multidisciplinar no tratamento da filha que tem diagnostico de microcefalia. 

“A informação que tinha sobre microcefalia era muito vaga, me sentia perdida, e a Casa Ninar foi a luz que eu tive sobre o tratamento, sobre a evolução dela. Eu cheguei a achar que ela não iria evoluir, mas depois que descobri os profissionais daqui foi que percebi que uma vida pode ser evoluída", disse. 

O mesmo sentimento foi compartilhado pela dona de casa Rosely Carneiro, de 40 anos, do bairro Liberdade, em São Luís, que encontrou atendimento para a filha Ysabela Carneiro Costa, de 8 anos, diagnosticada com TDAH. “Eu cheguei até a Casa de Apoio Ninar através de um encaminhamento que deram para minha filha, e aqui ela se consultou com pediatra, neuropediatra e outros profissionais que ela necessitava. Agora ela foi encaminhada para terapia ocupacional e já começou a fazer. O atendimento é maravilhoso, nos sentimos bem acolhidas aqui", ressaltou Rosely.

A diretora administrativa da Casa de Apoio Ninar, Ana Carolina Aurnald, fez um balanço das atividades realizadas em sete anos de funcionamento da unidade da rede estadual. "De início começamos atendendo crianças com microcefalia, e com passar dos anos fomos introduzindo criança com outros diagnósticos. Mas, aqui, não atendemos por diagnósticos, atendemos as famílias com aquela criança com neurodesenvolvimento, psicomotora, com uma condição física, intelectual, respeitando sempre suas singularidades, ressaltando a importância desse serviço para as crianças de todo o Estado", frisou.  

Atendimentos

A Casa de Apoio Ninar foi inaugurada pelo Governo do Estado em 4 de julho de 2017. O equipamento da rede da SES é gerenciado pelo Instituto Acqua, e, em sete anos, contabilizou 59.953 consultas médicas. As consultas multidisciplinares chegaram a 280.033, enquanto o atendimento fisioterápico soma 93.181 acolhimentos. 

A unidade ainda realizou 67.446 atendimentos de reabilitação em múltiplas deficiências; 33.514 em desenvolvimento neuropsicomotor e 50.985 atendimentos em comunicação alternativa. Além destes dados, 10.201 diagnósticos de oftalmologia; 42.747 diagnósticos em fonoaudiologia; 58.379 procedimentos de enfermagem; 20.323 procedimentos multidisciplinares; 23.249 sessões terapêuticas, entre outros.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Luís, MA Atualizado às 16h06 - Fonte: ClimaTempo
31°
Parcialmente nublado

Mín. 23° Máx. 30°

Sáb 30°C 23°C
Dom 30°C 25°C
Seg 30°C 24°C
Ter 30°C 25°C
Qua 29°C 25°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes