31°

Parcialmente nublado

São Luís, MA

Geral Maranhão

Governo promove seminário e debate prevenção ao uso abusivo de álcool e outras drogas

O Governo do Maranhão realizou Seminário Estadual de Prevenção ao uso Abusivo de Álcool e outras Drogas: Desafios e Perspectivas na Intersetorialid...

05/07/2024 às 23h32
Por: Redação Fonte: Secom Maranhão
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Maranhão
Foto: Reprodução/Secom Maranhão

O Governo do Maranhão, por intermédio da Secretaria e Estado da Saúde (SES), promoveu o Seminário Estadual de Prevenção ao uso Abusivo de Álcool e outras Drogas: Desafios e Perspectivas na Intersetorialidade, nesta sexta-feira (5), no auditório do Palácio Henrique de La Roque, em São Luís.

O evento reuniu coordenadores dos serviços de saúde mental, profissionais de saúde da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), da Atenção Primária em Saúde e da Rede de Urgência e Emergência. O objetivo foi ampliar o diálogo sobre a abordagem intersetorial na formulação e implementação de políticas públicas voltadas para o uso de álcool e outras drogas.

A secretária adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde da SES, Deborah Campos, chamou atenção para a complexidade da temática. “A saúde mental traz a profundidade do que está na Constituição Federal, no Artigo 196. Ela mexe com muitos setores: a educação, o social, a justiça e ela exige de os profissionais não enxergar a doença, mas a pessoa. Tudo isso, para que a gente venha alcançar a efetividade da política dentro do território”, disse.

Durante a abertura do evento, o juiz titular da Vara de Interesses Difusos e Coletivos da Comarca da Ilha de São Luís, Douglas Martins, ressaltou que o seminário promovido pelo Governo do Estado é um espaço valioso para o debate. “Vocês estão de parabéns porque estão tentando convencer as pessoas de que esse tema merece mais atenção. Vocês estão de parabéns porque não querem esconder nada de ninguém, estão fazendo as coisas de uma maneira transparente. E eu só posso aqui fazer as minhas homenagens, meus parabéns e me somar ao esforço de vocês para que essa realidade se modifique”, elogiou o juiz.

A coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde do Ministério Público do Estado do Maranhão, Maria da Glória Mafra, ressaltou que o seminário é um passo importante que conjuga temas centrais e reforça o papel da intersetorialidade. “Não existe possibilidade de fazer saúde mental sem intersetorialidade. Enquanto a gente não linkar isso, não vai acontecer”, explicou a promotora.

A programação abordou os Desafios e experiências vividas nos espaços de atendimento e acolhimento à usuários de álcool e outras drogas; "Política de Álcool e Outras Drogas: Construindo Soluções Intersetoriais na Educação, Assistência Social, Atenção Primária e Segurança Pública" e "Política de Álcool e Outras Drogas: Perspectivas Jurídicas e de Saúde Mental na Construção de Soluções Intersetoriais".

A coordenadora do CAPS do município de Colinas, Maria Joseane Silva, ressaltou a experiência da instituição e como o seminário contribui no desenvolvimento das atividades. “Nós realizamos o Projeto CAPS Itinerante, onde levamos informações sobre saúde mental para escolas, Unidades Básicas de Saúde, praças públicas, entre outros. Ontem, a gente veio para uma reunião de coordenadores de CAPS e, hoje, a gente está aqui no seminário. Vou levar muito conhecimento, e com a ajuda dele podemos trabalhar melhor na nossa cidade, juntamente com a rede”, disse Maria Joseane.

Participaram ainda do seminário, o coordenador estadual do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD Estadual), Marcelo Costa, bem como a coordenadora da Comunidade Terapêutica Ebenezer, Maria Madalena Santos Lima.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Luís, MA Atualizado às 16h06 - Fonte: ClimaTempo
31°
Parcialmente nublado

Mín. 23° Máx. 30°

Sáb 30°C 23°C
Dom 30°C 25°C
Seg 30°C 24°C
Ter 30°C 25°C
Qua 29°C 25°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes